Vereador quer obrigar proprietários a gramarem terrenos em 100% da aréa em três anos, sob pena de multa

Está na pauta de discussões e votação da sessão da Câmara Municipal de Assis na noite desta segunda-feira, dia 27 de março, um projeto de lei de autoria do vereador Claudecir Martins, o Gordinho da Farmácia, que obriga proprietários de terrenos onde não construção a gramarem 100% da área no prazo de três anos.

Quem descumprir a lei, caso ela seja aprovada, será multado em um décimo do valor da UFESP por metro quadrado. Atualmente uma UFESP corresponde a R$ 25,07.

Ou seja, o proprietário de um lote de terreno medindo 300 metros quadrados que descumprir a legislação terá que pagar uma multa de cerca de R$ 750,00.

São não será obrigatório o plantio de grama em terrenos que tiverem horta ou plantio de outra cultura de pequena escala, tiverem árvores nativas ou frutíferas em toda a extensão ou  ainda com alvará de construção já expedido pela Prefeitura Municipal de Assis.

Ainda de acordo com a proposta do vereador, os novos empreendimentos imobiliários deverão apresentar projetos de plantio de grama  nos lotes não construídos.

O projeto de lei do vereador Claudecir Martins, com essas exigências, pretende instituir no município o “Programa Cidade com Grama”.

“Constantemente recebemos reclamações de moradores referentes ao abandono do terrenos. Mato alto, acúmulo de lixo e entulho e a proliferação de animais peçonhentos estão entre as principais queixas da população”, justifica o autor do projeto de lei.

Se aprovada a lei, o proprietário terá um prazo para gramar toda a área do seu terreno. No primeiro ano, será obrigado a plantar 20%, no segundo o total aumenta para 60%, chegando a 100% da área gramada após três anos da publicação da lei, disciplina o texto.

MODELOS – Com certeza, o vereador Claudecir Martins, o Gordinho da Farmácia, se baseou em leis recentemente aprovadas em algumas cidades como Foz do Iguaçu, no Paraná, e Americana, em São Paulo, onde o texto protocolado na Câmara Municipal de Assis é exatamente idêntico.

cidade com grama

Foz do Iguaçu, no Paraná, tem lei semelhante que obriga proprietários a gramarem seus terrenos

 

Check Also

A061 – Sub-9 do Moleque Travesso estreia goleando no Campeonato Regional

A equipe do Moleque Travesso de Assis, categoria sub-9, estreou no Campeonato Regional de Paraguaçu …

Deixe uma resposta