ANÁLISE – No dérbi, VOCEM chega ao seu centésimo jogo após retorno

Quando entrar em campo, neste domingo de Páscoa, dia 21 de abril, o Vocem jogará sua 100ª partida oficial desde o retorno aos gramados, em 2014. O jogo será exatamente o dérbi local, contra a equipe do Assisense, com mando da equipe adversária.

O retorno da equipe mariana às disputas oficiais da Federação Paulista de Futebol, após mais de uma década de afastamento, ocorreu exatamente no dia 6 de abril de 2014, no Estádio Tonicão, para um público superior a 1.200 torcedores. Na ocasião, o Vocem, dirigido pelo técnico Buião, derrotou o Grêmio Prudente pelo placar de 2 a 1.

Os gols marianos foram marcados por Rafael e Heltinho.

De lá até hoje, o Vocem acumula 95 jogos pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão e quatro jogos pelo Copa São Paulo, ocorrida em janeiro de 2019. Nestes 99 jogos, o aproveitamento é de 56%; são 47 vitórias, 27 derrotas e 25 empates. A equipe marcou 132 gols e sofreu 84.

Oito técnicos dirigiram a equipe mariana neste período: PC dos Santos, adversário do próximo domingo, já que é o atual técnico do Assisense (40 jogos), Luciano Baiano, atual técnico vocemista (19 jogos), Sérgio Caetano (13 jogos), Ademilson Venâncio (seis jogos), Edson Vieira (seis jogos), Buião (cinco jogos), Itamarzão (cinco jogos) e Tupanzinho (cinco jogos).

A galeria de artilheiros do Vocem no período segue comandada pelo ataque que disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2016, quando a equipe marcou 45 gols em 22 partidas: Billy (17 gols), Dieguinho (sete gols) e Edson Negão (cinco gols). No ano anterior, em 2015, o centroavante Jailton também havia marcado cinco gols.

DÉRBI – A partida deste domingo será o 11º confronto entre as equipes do Vocem e do Assisense. O primeiro derbi ocorreu no dia 20 de maio de 2014, com mando de campo do Vocem, e vitória do Assisense por 2 a 0. O último confronto oficial entre as duas equipes ocorreu no ano passado, exatamente no dia do aniversário de Assis, 1º de julho, com mando de campo do Assisense e vitória do Vocem por 1 a 0, com gol do prata da casa, Pedrinho Mercadante.

Nos dez jogos do derbi, o Vocem leva ligeira vantagem sobre o Assisense. São seis vitórias marianas, três vitórias do Assisense e apenas um empate. O Vocem marcou 11 gols e sofreu apenas 5 gols.

O técnico PC dos Santos, que hoje dirige a equipe do Assisense, irá disputar o seu quinto derbi neste domingo. Nas ocasiões anteriores, todas como comandante do Vocem, PC dos Santos venceu três jogos e empatou um.

SILÊNCIO – Para enfrentar o Assisense no clássico deste domingo, o técnico Luciano Baiano adotou o silêncio ao ser questionado sobre a escalação do ‘Esquadrão da Fé’. O que se sabe é que, durante a semana, a diretoria conseguiu regularizar a documentação do zagueiro Brunão, vindo da Portuguesa Santista, e do segundo volante Oliveira. Ambos treinaram normalmente e poderão estrear no clássico da Páscoa.

A provável escalação da equipe mariana, não confirmada pelo treinador, é: Gabriel Jesus, Léo, Matheus, Brunão e Marcelo; Eugênio, Vilson ou Oliveira e Wesley; Ronald, Thauan ou Gilliard e China.

billy ivan

Billy é o maior artilheiro do VOCEM após o retorno com 17 gols

Texto: Kita Amorim

Foto: Ivanzinho Melo

Check Also

A060 – Três sepultamentos em Assis neste dia 25 de abril

Há três sepultamentos programados para esta quinta-feira, dia 25 de abril, no Cemitério Municipal da …

Deixe uma resposta