Unidos da V.O. plantará ipês rosa no ‘Dia da Árvore’

O “Dia da Árvore” não passará em branco na vila Operária.

Passará em verde e rosa, cores da agremiação carnavalesca mais antiga da cidade.

Para comemorar o “Dia da Árvore” e visando melhorar a arborização às margens da linha férrea e no entorno do barracão onde a escola de samba promove seus eventos e realiza atividades sociais, culturais e esportivas, a diretoria decidiu proceder o plantio de nove árvores da espécie ipê-rosa.

O número escolhidos de árvores a serem plantadas é para simbolizar o número de títulos conquistados pela agremiação nos desfiles de carnaval em Assis.

A primeira conquista aconteceu no carnaval de 1984, com o enredo ‘Baila no ar’.

A ideia dos dirigentes é personalizar a grade de proteção das árvores com a inscrição do ano em que o título foi comemorado e o respectivo enredo.

Para o evento, que acontece neste sábado, dia 21 de setembro, às 10h30, a Escola de Samba Unidos da Vila Operária contará com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que cedeu as mudas das árvores e da empresa “ecoAssis”, especializada no ramo de jardinagem, através de projetos paisagísticos, implantação, manutenção, tratamento e nutrição e controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

As árvores da espécie ipê-rosa serão plantadas ao longo da calçada na rua Tibiriçá, onde o barracão está localizado.

Solo – As raízes do ipê rosa são profundas e não possuem muita exigência de nutrientes, mas preferem solos úmidos com drenagem lenta, profundos e não muito ondulados.

Utilidade – A casca do ipê rosa é considerada um remédio poderoso, principalmente como cicatrizante e contra inflamações, tumores, alergias e sarna. Também pode ser utilizada contra diabetes e malária. O chá feito da casca, ao contrário de outros remédios, é muito gostoso. Estudiosos, atualmente, tentam provar a eficácia desse chá contra alguns tipos de câncer.

Floração e Frutificação – Entre maio e setembro, deixando a copa da árvore totalmente colorida pelas flores. Demora de 1 a 2 anos para florescer e floresce quando a árvore perde todas as suas folhas. A polinização é feita principalmente por abelhas mamangava.

convite dia da árvore

 

Check Also

A063 – Um sepultamento em Assis neste dia 26 de abril

Há um sepultamento programado para esta sexta-feira, dia 26 de abril, no Cemitério Municipal da …

Deixe uma resposta