Curso virtual sobre ‘perdas e lutos’ acontece neste sábado

Acontece neste sábado, dia 19 de março, das 13 às 17 horas, de maneira virtual, o curso “Perdas e lutos: aspectos psicossociais dos processos de enlutamento”, a ser ministrado pela psicóloga Yasmin Cassetari da Silva, mestre em psicologia e sociedade da Unesp de Assis e especialista em Direitos Humanos pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Os interessados ainda podem se inscrever, entrando em contato pelos telefones (18) 99613-1308 e (18) 99707-2487 para ter mais detalhes sobre as condições de participação.

No curso, serão abordados: “Aspectos históricos, culturais e psicológicos da morte; Desenvolvimento dos processos de enlutamento; Lutos complicados e não reconhecidos; Luto e finitude: os desafios para os profissionais da saúde”.

“Chamamos de luto a um estado emocional específico, que se inicia pela ameaça ou rompimento de um vínculo de amor e se caracteriza como um período de enfrentamento da dor da perda”, explica a psicóloga.

“Quase sempre associamos o luto à morte de alguém a quem se ama, pois, a morte é o rompimento mais definitivo de um laço de amor que podemos viver. No entanto, o processo de luto também se dá por outros motivos como uma separação, pela perda do animal de estimação, por diagnósticos de doença, quando a estabilidade física é ameaçada ou em casos onde o corpo foi realmente afetado por algum tipo de intervenção, como a perda de um membro, cicatrizes, etc”, continua Yasmin.

“Além disto, o luto também pode acontecer, quando uma pessoa perde seu emprego ou vive uma falência financeira, tendo a sua vida modificada e planos futuros ameaçados”, comenta a psicóloga que ministrará o curso.

“O processo de luto é composto por vários sentimentos que se misturam e se intercalam de forma pouco organizada, podendo provocar instabilidade emocional, cognitiva e orgânica de quem passa pelo processo”, ressalta ela.

Por fim, Yasmin convida: “Para entendermos um pouco mais sobre este processo, neste sábado, dia 19 de março, estaremos realizando esse curso de forma on line”.

14 março curso

Check Also

A059 – MEDEX de Assis fecha três dias para inventário geral

Quem precisa de remédios fornecidos pelo MEDEX de Assis e se dirigiu ao Hospital Regional …

Deixe uma resposta