642 – Empresa faz reparos na linha férrea para Prefeitura tentar reativar ‘trenzinho’

A Prefeitura de Assis contratou, através de processo licitatório, a empresa ELF Serviço e Comércio para efetuar a troca de dormentes e manutenção da linha férrea no trecho da antiga Estação Ferroviária, nas proximidades da Praça Arlindo Luz, até a APRUMAR -Associação dos Produtores Rurais do Município de Assis.

Os serviços já foram iniciados. Quem passou pelo local nos últimos dias, presenciou a intensa movimentação de operários.

A pretensão da Prefeitura é conseguir autorização da ANTT -Agência Nacional dos Transportes Terrestres- para que o projeto turístico ‘Ecotrem’ seja reativado nesse trecho.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ivan Décio Serra, disse ter protocolado o pedido no escritório da ANTT, em Brasília.

Um funcionário que trabalha na manutenção da linha férrea explicou que a execução do serviço é uma exigência da Agência Nacional e da Concessionária RUMO, que detém a propriedade da linha férrea, para que o ‘trenzinho’ volte a circular.

No entanto, o equipamento fabricado artesanalmente pela Prefeitura -uma máquina retroescavadeira adaptada em forma de trem- também deverá ser alvo de uma vistoria dos técnicos para a liberação.

“Tanto a ANTT como a Rumo são extremamente rigorosas para autorizar o funcionamento de equipamentos na linha férrea. Elas exigem total segurança da linha férrea e dos maquinários para não colocar em risco a vida de quem usar o serviço”, explicou um engenheiro que realiza projetos na área de transporte ferroviário.

NA JUSTIÇA – O projeto denominado ‘Ecotrem’ foi interrompido pela Justiça, a pedido da Concessionária Rumo, em razão de a Prefeitura de Assis ter colocado o veículo em circulação sem autorização da empresa que detém a concessão da ferrovia no trecho que passa pelo perímetro urbano de Assis.

Operários executam reparos na linha férrea
Imagem: Andrew ‘Maradona’

Check Also

A049 – VOCEM disputará Copa Paulista; técnico ainda não foi definido

Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de abril, o presidente do VOCEM, Lauro Valim, confirmou …

Deixe uma resposta