Assis tem 355 casos de dengue e aguarda resultado de 469 exames

No último levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde, Assis contabiliza 355 casos positivos, sendo a grande maioria contraído na própria cidade.

Dos exames encaminhados para análise, 535 foram negativos e cerca de 500 ainda aguardam os resultados.

Felizmente, a cidade não registrou nenhum óbito este ano de paciente diagnosticado com dengue, mas a situação passa a ser extremamente preocupante para as autoridades de saúde.

A região que mais preocupa continua sendo o Jardim Eldorado e Parque Colinas, onde os números de casos impressionam. “Há muitos inservíveis nos terrenos baldios e até mesmo nas residências, onde as pessoas recolhem latas de alumínio e garrafas plásticas para comercializarem. Sabemos que é um meio de vida para pessoas desempregadas, mas esse tipo de material pode acumular água e virar um criadouro do mosquito transmissor da doença”, admitem os agentes de combate a endemias.

Outras regiões da cidade que começam a preocupar as autoridades sanitárias é o Jardim Paraná, Morumbi e Jardim Europa, além dos condomínios residenciais. Nessa área, no entanto, o dificuldade maior é outra: conseguir ter acesso ao interior dos imóveis.

“Cerca de 40% dos moradores dessa região impedem ou dificultam a entrada dos agentes para fiscalizar se há criadouros”, explicou o coordenador da equipe de combate às endemias, Cícero da Motta, dias atrás.

As justificativas para impedir a entrada dos agentes são as mais variadas. “Vão desde a tradicional desculpa que está tudo limpo até a explicação que o dono da casa é médico e não há risco algum na casa”, contou Motta.

Nos locais onde os agentes tiveram acesso ao interior das casas nessa região central, os criadouros do mosquito se concentram nos vasos de plantas e flores que encontram-se no interior da casa e, também, nos ralos de pias e sanitários.

“Quando encontramos larvas, nossos agentes orientam o morador como proceder para eliminar o criadouro. É simples, mas muitos não permitem a entrada da equipe para repassar essas orientações”, lamenta o coordenador do combate a endemias.

radar dengue 9 de abril

Radar da dengue em 9 de abril

Imagem: PMA

Veja também

A169 – Sepultamentos neste dia 19 de junho

Há dois sepultamentos programados para a região nesta quarta-feira, dia 19 de junho. Em Assis, …

Deixe uma resposta