Home / CIDADE / “V.O. vai à Comunidade” é lançado na escola José Augusto Ribeiro
v.o., bailarinas

“V.O. vai à Comunidade” é lançado na escola José Augusto Ribeiro

Os componentes da escola de samba Unidos da Vila Operária, que está comemorando 40 anos de atividades, e artistas parceiros realizaram na noite desta quarta-feira, dia 8 de maio, o lançamento do projeto “V.O. vai à Comunidade”, viabilizado pelo Proac Municípios de Assis. A atividade foi realizada na escola estadual José Augusto Ribeiro, na vila Nova Florínea, tendo como público-alvo os estudantes do ensino médio, frequentadores do período noturno.

A partir de um misto de diferentes manifestações culturais, desde o balé e a capoeira até o samba, os realizadores do projeto levaram a arte para o centro do “palco” escolar, unindo essas atividades com a história da escola de samba Unidos da Vila Operária, a qual foi apresentada pelo presidente de honra da V.O. e também cerimonialista do projeto, radialista Reinaldo Nunes, o ‘Português’.

Conforme o projeto, todas as apresentações incluídas nesta iniciativa possuem vínculo direto com a agremiação carnavalesca, seja por meio do corpo coreográfico dos desfiles de rua ou pela utilização dos tambores e percussões da capoeira, também presentes na bateria da escola.

Uma série de apresentações de dança demonstraram a presença do samba em iniciativas clássicas, como o balé, e enfatizaram a possibilidade de proximidade entre as duas manifestações artísticas. Já os tambores, embalaram os rodopios e desenvolturas dos capoeiristas em exibições ao público presente.

O chorinho embalado por instrumentos de sopro e cordas, do grupo ‘Catedral do Samba’, criado no bairro e liderado pelo presidente da agremiação, José Corrêa, demonstravam os diferentes ritmos que o próprio samba possui.

Contudo, foi no momento do samba enredo que o público levantou da arquibancada e se colocou para sambar junto com a porta-bandeira Mazé e o mestre sala Luís.

Para a mediadora da escola Patrícia Franco, a oportunidade de levar a arte para a escola foi única e mostrou como esta expressão é capaz de despertar sensações no público envolvido e provocar transformações. “A escola José Augusto agradece a Vila Operária por trazer este projeto até a gente. Foi muito bom este momento”, diz.

O idealizador do projeto, Sérgio Frederico, agradeceu a Secretaria Municipal de Cultura de Assis por viabilizar esta iniciativa, bem como todas as pessoas envolvidas com sua realização. “Temos esta ala da escola que denominamos como ‘Vila Social’, em que nos dedicamos a diversas ações sociais na Vila Operária. Com o Proac Municípios pudemos descentralizar essas atividades da escola e contribuir com a ampliação de acesso à cultura da cidade. É um prazer desenvolver este projeto”, destaca.

A próxima apresentação do projeto “V.O. vai à comunidade” está marcada para o domingo, dia 26 de maio, a partir das 14 horas, no Asilo São Vicente de Paulo.

v.o., bailarinas

Bailarinas que integram a Comissão de Frente da V.O. se apresentaram

v.o. zé augusto

Bateria da Unidos da V.O. encerrou a apresentação

Texto e fotos: Vanessa Zandonade

Veja Também

luto

Quatro sepultamentos em Assis nesta sexta-feira, dia 19 de julho

Há quatro sepultamentos programados para esta quinta-feira, dia 19 de julho, no Cemitério Municipal da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *