Exposição revelará ‘pensamentos’ em fotos

 

Com o objetivo de ‘revelar pensamentos em fotos’, um projeto desenvolvido pela professora Natália Gomes, da Fundação Educaciional do Município de Assis, FEMA, realizará nesta quarta-feira, dia 19 de junho, às 19 horas, uma exposição dos trabalhos com imagens “sobre os diversos temas materializados em seus discursos”, resume a professora.

“Em parte dos trabalhos, o regionalismo e os personagens à volta dos autores contém certa generosidade, otimismo, sensibilidade, empatia pelo conhecido e pelo simbolismo das cenas que sugerem um senso comum maravilhoso”, explica Natália.

Os cenários escolhidos pelos alunos do Curso de Graduação de Fotografia da FEMA “foram escolhidos tanto em Assis, como em outras paisagens de municípios do Centro Oeste Paulista”, revelou. “Em outras obras, cria-se uma nova posição de autor como crítico de realidades de opressão presentes no interior”, sintetiza a professora.

Natália conta ainda que “além do tema central, foram explorados assuntos como racismo, machismo, transfobia, homofobia e depressão”.

Uma outra importante contribuição aos alunos, antes do ‘trabalho de campo à captura das imagens’, foi a participação na sala de aula em “rodas de conversas com participação de  representante do movimento negro, contadora de histórias africanas, historiadora transexual, advogada feminista, psicóloga e travesti”, disse ela.

A professora finaliza garantindo que “ao contar suas trajetórias e conversar abertamente com os alunos, conseguimos transformar as fotografias criadas neste projeto em atos políticos, e perceber, com clareza, como a hegemonia cultural branca, masculina, jovem e heterossexual foi perpetuada na fotografia e na história, silenciando partes do interior”, resume.

O resultado desse trabalho estará retratado na exposição dos trabalhos a serem exibidos na Galeria OFF, localizada na avenida Independência, 210, na vila Glória. A trilha sonora da exposição ficará por conta do grupo de sambistas assisenses formado por João Baiano (violão sete cordas), Luisinho Gomes (cavaquinho) e Bráulio Rodrigues (flauta), além da interpretação de clássicos do samba com a cantora Viviane Lameu e os músicos do Som de 2, que também estarão abrilhantando o evento cultural.

“Prestigie! Apoie a arte local e os artistas independentes”, sintetizam professora e alunos.

nati 1

Os trabalhos serão expostos nesta quarta-feira, em Assis

Check Also

A041 – Sepultamentos na região neste dia 17 de abril

Não há sepultamento programado para esta quarta-feira, dia 17 de abril, no Cemitério Municipal da …

Deixe uma resposta