Home / CIDADE / Bancários alertam: “Avanço tecnológico causa desemprego e aumenta a desigualdade social”
sind. bancarios

Bancários alertam: “Avanço tecnológico causa desemprego e aumenta a desigualdade social”

Para o Sindicato dos Bancários de Assis e região, o Brasil está diante de uma mudança tecnológica muito profunda que vem causando uma enorme redução dos postos de trabalho, levando os trabalhadores se adequarem a qualquer outra atividade quando essas existem, considerando, atualmente, 13 milhões de desempregados e 28 milhões de subempregados.

Esses que fazem parte do mundo do subemprego possuem alguma atividade, mas não têm nenhum direito de proteção social, ficando evidente que os trabalhadores estão sendo mais explorados, tendo mais doenças ocupacionais, porque as pessoas trabalham mais com remuneração menor.

A entidade acredita que os trabalhadores precisam se organizar para combater os possíveis prejuízos que o atual governo vem propondo com apoio do mercado financeiro e de grandes empresários a nível nacional e internacional, visando a desconstrução da classe trabalhadora que começou com a reforma trabalhista e a terceirização para qualquer atividade, como por exemplo, a medida provisória 881, ainda em análise.

O Sindicato afirma que esse avanço tecnológico nos bancos vem crescendo anualmente, cujo investimento nos últimos anos foi superior a R$ 100 bilhões. Isso vem refletindo na redução do número de agências bancárias com fechamento de mais de 3 mil postos em todo país e mais de 50 mil bancários perderam o emprego nos últimos 5 anos. Tudo isso vem causando uma enorme deficiência no atendimento à população, clientes ou não, e uma grande sobrecarga nos funcionários remanescentes levando ao adoecimento e afastamento do trabalho.

sind. bancarios

Texto e foto: Ello Comunica

Veja Também

ame libras

Colaboradores do AME concluem curso de Libras

No sábado, dia 10 de agosto, aconteceu o encerramento do curso de Libras (Língua Brasileira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *