Prefeitura reformará parque inaugurado por Bolfarini 19 anos atrás

Inaugurado nos últimos dias da administração do ex-prefeito Romeu José Bolfarini, num projeto do então secretário de Obras, Arildo José de Almeida, em dezembro de 2.000, o Parque Ecológico “Francisco Antunes Ribeiro”, conhecido ‘Chiquito Antunes’, localizado na ‘Água da Porca’, atrás do Terminal Rodoviário de Assis, será totalmente reformado pela atual administração.

Desde o mês de julho, máquinas trabalham no local. O prefeito José Aparecido Fernandes, do PDT, disse que pretende transformar a área num ‘cartão postal’.

Segundo o secretário de Obras, Clóvis Marcelino, uma equipe iniciou a limpeza em toda a margem da represa. Fábio Nossak, titular da pasta de Meio Ambiente, explicou que a Prefeitura de Assis já “conseguiu autorização para supressão da vegetação nativa”.

Uma draga interrompeu o serviço que realizava na represa do Centro Social Urbano Fernando Luiz Peterson e foi levada para atuar na antiga represa do Parque Ecológico ‘Chiquito Antunes’.

Segundo Aparecido Fernandes, será instalado um palco sobre a lâmina de água e será construído um jardim botânico na área.

INAUGURAÇÃO – No dia 29 de dezembro de 2.000, na presença da senhora Luiza Coronado Antunes (esposa), os filhos Valcir, Waldimir, viúva de Valmir, a senhora Nelzir Antunes Ribeiro, filhos de Valdo, que residia em São Paulo, e as filhas Wilma, Wilka e Wilza, além de genros, noras, netos e sobrinhos do homenageado, o prefeito Romeu José Bolfarini, do PTB, num dos últimos dias do seu mandato, inaugurou o Parque Ecológico “Francisco Antunes Ribeiro”, conhecido também como “Chiquito”.

À época, uma reportagem do jornal Voz da Terra descreveu: “uma área de preservação ambiental de mata nativa situada nas proximidades da Rodoviária, sendo mais uma conquista, entre muitas, que Romeu tem realizado na cidade nestes últimos meses de seu mandato”.

Segundo a mesma reportagem, o espaço seria aberto ao público “para que se possa desfrutar da natureza e o local passou apenas por pequenas intervenções para ficar ainda mais agradável”, explicava a notícia.

O que se viu anos depois foi uma área completamente abandonada.

Anos atrás, uma ação equivocada da Prefeitura Municipal de Assis para esvaziar a represa existente resultou na mortandade de milhares de peixes. O Ministério Público ajuizou uma ação contra a Prefeitura por danos ambientais. A ação tramita na Justiça e a Prefeitura pode vir a ser condenada uma grande indenização para reparar os danos provocados.

parque chiquito

Família Antunes Ribeiro na inauguração do Parque Ecológico em 2.000

parque inaugurado

Romeu Bolfarini e a viúva do homenageado descerraram a placa

Check Also

998 – Falecimentos em Assis neste dia 27 de março

Há um sepultamento programado para esta quarta-feira, dia 27 de março, no Cemitério Municipal da …

Deixe uma resposta