ConSertão chega a Assis neste domingo, em comemoração aos 114 anos da cidade

Neste próximo domingo, dia 30 de junho, às 20h, Assis recebe a terceira apresentação de 2019 do Projeto ‘ConSertão’. A série de concertos itinerantes, com apresentações ao ar livre e entrada gratuita, será no Espaço de Eventos ‘André Francisco de Assis’, na praça Walter Mansoleli, ao lado da Praça da Bandeira, e faz parte das comemorações dos 114 anos da cidade.

Os artistas Cláudio Lacerda (voz), Rodrigo Zanc (voz), Neymar Dias (viola caipira) e a Orquestra de Câmara de Piracicaba, sob a regência do maestro Luís Fernando Fischer Dutra, apresentam clássicos do cancioneiro caipira com uma roupagem diferente. Todas as músicas receberam arranjos para orquestra, que enalteceram o charme e a simplicidade campesina.

O projeto, concebido por Cláudio Lacerda, foi criado como uma maneira de elevar a sonoridade caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. “Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, por canções que ajudaram a moldar a identidade cultural de São Paulo e algumas partes de Estados vizinhos, região definida como Paulistânia”, revela Cláudio.

Sucesso de público e crítica, o ‘ConSertão’ coleciona números expressivos. Iniciado em 2018, reuniu em sua primeira edição mais de 15 mil pessoas, passando por Piracicaba, Barra Bonita, Paraguaçu Paulista, Araraquara e Araçatuba. A grande receptividade do público fez com que a segunda edição desse continuidade aos espetáculos, que sempre emocionam a todos os que têm contato com a ação. Em 2019, Piracicaba e Brotas já receberam a atração que, além de Assis, ainda deve passar por Andradina no começo de julho.

A grande maioria dos principais compositores e intérpretes da música caipira são naturais do Estado de São Paulo, e, portanto, nada mais natural que os homenageados sejam, em sua maioria, paulistas como Teddy Vieira, João Pacífico, Raul Torres, Angelino de Oliveira, Palmeira, Elpídio dos Santos, entre outros. No repertório estão joias do cancioneiro popular como “Saudade da minha terra”, “Romaria” e “Tristezas do Jeca”.

Solistas e músicos – Cláudio Lacerda, além de idealizar o projeto e ser solista de voz nas apresentações, é diretor da Cantoria Produções Artísticas. O cantor tem uma carreira dedicada à música campesina, com cinco discos lançados e participações de artistas essenciais para o gênero, como Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Dominguinhos, Tinoco e Pena Branca. Rodrigo Zanc é quem acompanha Lacerda como solista de voz. Experiente no meio musical e violeiro de grande talento, Zanc tem dois discos autorais gravados, que representam enorme contribuição para a música caipira contemporânea.

Já a direção musical e produção dos arranjos orquestrados ficaram por conta de Neymar Dias, que também empunha a viola caipira nas apresentações. Músico referência no meio, Neymar traz ao projeto um olhar singular que agrega nas obras o caráter popular e erudito.

A Orquestra de Câmara de Piracicaba é o conjunto convidado que acompanha os concertos, sob a regência do maestro Luís Fernando Fischer Dutra.

No palco e também fora dele, todos os envolvidos abraçaram a ideia de Lacerda e transformam o ‘ConSertão’, a cada apresentação, em uma grande celebração da arte, música e da cultura popular.

Apoio à cultura local – Seguindo seu compromisso de proporcionar cultura e arte para toda a comunidade, a Raízen é patrocinadora do projeto. Ademir da Silva, Coordenador Administrativo, ressalta a importância da iniciativa: “Mais uma vez a Raízen colabora para o fortalecimento da cultura e tradição na nossa região. É um privilégio proporcionar momentos como este à comunidade para celebrar nossa herança cultural e homenagear grandes nomes da música caipira. A Raízen é uma grande entusiasta de iniciativas como esta, que oferece cultura e arte para um público diversificado. Um dos principais valores na Raízen é o ampliar o melhor de cada um. E é assim que atuamos em todas as nossas frentes de negócio, prezando pela igualdade e diversidade”.

O ‘Consertão’ é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e conta com o patrocínio da Raízen e da Hyundai Glovis do Brasil. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Em Assis, conta com a parceria da Orquestra de Câmara de Piracicaba, Prefeitura Municipal de Assis e Ônix Hotel.

SERVIÇO
CONSERTÃO ASSIS
Data: 30 de junho de 2019 (domingo)
Horário: 20h
Local: Praça da Bandeira (Praça Antonio Vianna Silva, Centro, Assis – SP)
ENTRADA GRATUITA
Classificação: Livre
Informações:
facebook.com/consertao
instagram.com/consertao.oficial

REPERTÓRIO DO CONCERTO
Boiadeiro errante
Teddy Vieira
Triste berrante
Adauto Santos
Cabocla Tereza
Raul Torres e João Pacífico
Disco voador
Palmeira
Cheiro de relva
Dino Franco e Zé Fortuna
Saudade da minha terra
Belmonte e Goiá
Chitãozinho e Xororó
Serrinha e Athos Campos
Você vai gostar
Elpídio dos Santos
Chuá chuá
Pedro de Sá Pereira e Ari Machado
Tristezas de Jeca
Angelino de Oliveira
Chora Viola
Lourival dos Santos e Tião Carreiro
Romaria
Renato Teixeira
Vide vida marvada
Rolando Boldrin

consertão

O evento faz parte da programação do aniversário da cidade

Foto: Divulgação

 

Check Also

999 – Unesp abre inscrições nesta quarta-feira para atividades da ‘Terceira idade’

Estarão abertas, nesta quarta-feira, dia 27 de março, das 9 às 11 horas -no saguão …

Deixe uma resposta