Com grupo de Ourinhos, Concha Acústica volta a receber atração cultural

A Concha Acústica ‘Cornélio Fortuna’, na vila Xavier, após vários anos sem atividade cultural, volta a ser palco de um espetáculo neste final de semana. A atração será o grupo teatral ‘Soarte’, de Ourinhos, criado pelo ex-diretor da Fundação Assisense de Cultura, saudoso Sérgio Nunes.  A peça ‘Maria Peregrina’, com texto de Luís Alberto de Abreu e direção de Leandro Faria, será encenada neste sábado, dia 20 de novembro, às 16 horas.

A Associação Cultural ‘Soarte’ foi contemplada no edital Proac Expresso ‘Lei Aldir Blanc’, do governo do estado de São Paulo, e recebeu o “Prêmio por histórico de realização em teatro”. Em contrapartida, o grupo decidiu excursionar por dez cidades do interior paulista com a peça ‘Maria Peregrina’ em dez cidades do interior do estado de São Paulo.

“A peça teatral apresenta características do teatro popular, com referências como a ‘Folia de Reis’ e aborda o universo cultural do interior do estado de São Paulo. É um espetáculo que traz, na sua dramaturgia, momentos de drama e comédia e tem o objetivo de levar ao público entretenimento e reflexão”, explica o diretor Leandro Faria.

LOCAL – O espetáculo ‘Maria Peregrina’ está programado para tarde deste sábado, 16 horas, na Concha Acústica, na vila Xavier. Em caso de chuva, a apresentação será transferida para o Galpão Cultural, na Travessa Sorocabana.

A apresentação em Assis é fruto de uma parceria entre a Associação Cultural ‘Soarte’, a Secretaria Municipal de Cultura e o Galpão Cultural Assis.

SINOPSE – Um romeiro a caminho de Aparecida encontra uma mulher desmemoriada na beira da estrada. A partir deste encontro, o romeiro ajuda a mulher a relembrar sua identidade. Três histórias distintas que envolvem drama e comédia se entrelaçam, permitindo que a memória desta mulher misteriosa seja reconstruída.

As histórias narradas pelo romeiro resgatam lembranças e acontecimentos que revelam a vida de ‘Maria Peregrina’, personagem do folclore popular do interior do estado de São Paulo, considerada santa pela população de São José dos Campos, cidade onde viveu e faleceu.

Ficha técnica:
Direção: Leandro Faria
Produção: Marcelo Piraju
Elenco: Rubia Rochetto, Bruna Domingues, Weber Carvalho, Leandro Faria, Neguitinho e Leandro de Paula.
Cenografia: Nilza Guerreiro
Contrarregra: Lucas Silva

A classificação indicativa do espetáculo é 14 anos e a entrada é gratuita.

CALENDÁRIO:

Novembro:
Tupã 06/11 – 16h
Paraguaçu Paulista 07/11 – 20h
Jaú 13/11 – 16h
Ourinhos 14/11 – 10h
Assis 20/11 – 16h
Presidente Prudente 21/11 – 16h
Marília 27/11 – 16h
Adamantina 28/11 – 16h
Dezembro:
Bauru 04/12 – 16h
Avaré 05/12 -16h

GRUPO – A Associação Cultural Soarte iniciou suas atividades na cidade de Ourinhos SP em 1993. Durante esses anos a Soarte contribuiu para o desenvolvimento cultural da cidade, realizando espetáculos, oficinas, exposições, debates e outras atividades ligadas à cultura.

Até o ano de 2008, o grupo foi dirigido pelo Sérgio Nunes Faria, artista que contribuiu ativamente para o desenvolvimento da cultura na cidade e região. Sérgio faleceu em 2008, e a partir deste ano o grupo começou a ser dirigido pelo diretor e ator Leandro Faria.

O grupo trabalha com um teatro de repertório, e desenvolve peças adultas e infantis.

As peças infantis que o grupo produz são educativas e ajudam as crianças a se informarem, sobre temas importantes como o combate ao trabalho infantil e a exploração sexual infantil.

A Soarte já realizou também espetáculos infantis sobre o meio ambiente, coleta seletiva de lixo e prevenção de DSTs, para o público infanto-juvenil.

O grupo já viajou para sete estados do país, se apresentando em mais de cem cidades.

Durante sua trajetória de 28 anos de teatro, a Soarte já realizou muitos projetos culturais e participou de mostras e festivais teatrais.

Em 2018, a associação foi contemplada como Ponto de Cultura, no edital de chamamento e seleção para premiação de iniciativas da “Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva no Estado de São Paulo.

soarte

Grupo Soarte se apresentará na Concha Acústica

Check Also

999 – Unesp abre inscrições nesta quarta-feira para atividades da ‘Terceira idade’

Estarão abertas, nesta quarta-feira, dia 27 de março, das 9 às 11 horas -no saguão …

Deixe uma resposta