Campeão no Jogo de Damas ministra oficina na ‘Casa da Menina’

Por meio de parcerias firmadas com a Secretaria Municipal de Esportes de Assis e a Secretaria Municipal de Cultura de Assis, a Casa da Menina oferece, através de seu Projeto Protagonista, oficinas a alunos de faixas etárias entre seis a 12 anos.

Mais de 80 crianças participam do projeto na entidade, cujas aulas são ministradas em contra turno escolar, em local adequado, com quadra esportiva.

São oferecidas diversas modalidades, como Balé, Xadrez, Circo, Ginástica Rítmica, Capoeira, Atletismo, Damas e Educação Física.
O projeto conta com recursos próprios, também dos governos Estadual e Municipal, e privados, através de doações.

De acordo com a presidente da Casa da Menina, Ângela Canassa, a proposta é trabalhar a prevenção de situações de vulnerabilidade, além de oferecer atividades socioeducativas que fomentam o desenvolvimento. “O objetivo é oferecer um programa de ações complementares à escola, em que as crianças e s adolescentes têm um aparato para estar diariamente no projeto, no contra turno escolar, sendo cuidadas tanto em suas necessidades básicas, como alimentação, oficinas, que visam complementar a vida social dos alunos”, comentou a presidente.

Uma das oficinas, a de Damas, é ministrada pelo campeão internacional, NadimYehiaNaufal. O atleta e técnico acumula várias medalhas e títulos.

Em competições individuais, Nadim foi campeão paulista Sub-16 (1999), campeão brasileiro Sub-16 (2000), 7º Lugar no Mundial da Ucrânia – Damas de 64 casas (2000), 7º Lugar no Mundial do Brasil – Damas de 100 casas (Mongaguá/2000), além de ser “Vice Campeão Brasileiro Sub-20 (2001), campeão brasileiro Absoluto (Águas de Lindoia/2007), 16º Lugar nas Olimpíadas de Jogos Mentais de Pequim na China (2008) e 18º Lugar no Mundial em Recife (2008). Nadim é o maior ganhador da Liga Oeste Paulista com 12 títulos. Foi campeão em várias competições regionais e estaduais.

O atleta ainda foi escolhido para conduzir a Tocha Olímpica em Assis (2016) e é o 29º colocado no Open Mundial, em Salouna Espanha (2017). Nos Jogos abertos da Juventude, Nadim acumula duas medalhas de prata e duas medalhas de ouro.  Já nos Jogos Regionais, o campeão conquistou 19 medalhas de ouro e duas medalhas de prata. Nos Jogos Abertos do Interior, Nadim alcançou três medalhas de prata e duas medalhas de bronze.

Nadim conta que começou com os jogos de Damas aos 13 anos, ainda na escola e, desde então, nunca mais parou. Hoje, o atleta é professor de Educação Física, atua na Secretaria Municipal de Esportes de Assis, na Rede Estadual de Ensino, e no Tênis Clube.

Há três anos, Nadim ministra a oficina de Damas na Casa da Menina por meio dessa parceria firmada entre a entidade e antiga Autarquia Municipal de Esportes, hoje Secretaria. “Na oficina de Damas, trabalho com os alunos a concentração e a memória; os alunos ficam mais calmos, concentrados no jogo quando começam a aprender; é uma ação bastante importante, pois, além de melhorar, por exemplo, a Matemática, através do raciocínio lógico, os alunos aprendem a respeitar o adversário, a perder e ganhar e isso é fundamental nesse processo de formação; e não é só o ensino do jogo, os alunos estudam em livros para os campeonatos, para participação em torneios”, explica o professor.

“A oficina também é uma forma de buscar novos talentos para representar a cidade. A Casa da Menina é um excelente local para isso, pois aqui posso observar os alunos. E, assim como foi feito comigo, procuro incentivar as crianças ao caminho bom do Esporte, para que futuramente, muitas portas se abram, pois o jogo de Damas pode ser levado para a vida inteira”, acrescentou Nadim.

“Além das viagens pelas competições, Nadim é um atleta que, em seu período de folga, viaja pelo mundo, e isso faz com que ele acrescente outras culturas aos conhecimento de nossas crianças aqui da Casa da Menina, fazendo com que sonhem em também ser um futuro Nadim”, finalizou Ângela.

nadim 01

Nadim ensinando Jogo de Damas aos seus alunos

Texto e foto: Nayana Camoleze

Volare Assessoria e Marketing

Check Also

A055 – Câmara abre processo que pode cassar prefeito José Fernandes por não pagar piso nacional do magistério

Uma denúncia apresentada pelo advogado Karol Geraldo Tedesque da Cunha Bertuccelli pedindo a instalação de …

Deixe uma resposta