Home / CIDADE / Assis sedia ‘Encontro de Museus’

Assis sedia ‘Encontro de Museus’

Nesta terça-feira, dia 13 de agosto, será realizado no MAPA -Museu de Arte Primitiva de Assis ‘José Nazareno Mimessi’-, no período das 9 às 17 horas, o Encontro dos Museus da Região do Vale do Paranapanema, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

Foram convidados secretários municipais e profissionais que atuam no campo da cultura, em museus ou em projetos de preservação do patrimônio cultural da região.

O encontro faz parte da agenda de trabalhos do Sistema Estadual de Museus – SISEMSP, ligado ao Governo do Estado de São Paulo e à sua Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Foram criadas representações regionais do SISEMSP, que atuam em todo o Estado, de forma a articular as iniciativas de natureza museológica existentes nas diversas regiões administrativas do Estado, facilitando o mapeamento das instituições e identificando suas principais demandas de apoio e de orientação, para seu fortalecimento e desenvolvimento.

Ao final das discussões será elaborado um Documento Final, que dará inicio a novas etapas de trabalho, no sentido de definir diretrizes para uma política cultural regional de preservação do patrimônio cultural e de desenvolver uma rede institucional congregando as diversas iniciativas locais, sejam museus, projetos envolvendo acervos museológicos ou outras iniciativas preservacionistas de igual valor.

Outro objetivo importante do encontro é criar um grupo que será encarregado de elaborar o “Guia dos Museus e Instituições Culturais do Vale do Paranapanema”.

Essa reunião cria a oportunidade de promover discussões, cujos resultados serão encaminhados a dois futuros eventos: O Encontro Paulista de Museus – Oeste, que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto no SESC-Bauru, e as Conferências Municipais de Cultura, que certamente serão beneficiadas com o aprofundamento propiciado por esse Encontro, ocorrido em Assis.

MAPA

Texto e foto: Secretaria Municipal de Cultura

Veja Também

1128 tenis de mesa

JOGOS ABERTOS – Franciele conquista prata nos 10 mil metros e Assis sobe sete posições

O sábado foi de medalha e pontos para Assis nos 83º Jogos Abertos do Interior ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *